Sugestões

Chianti

Em 1716, foi criada uma lei que regulamenta a produção dos vinhos Chianti, venda e utilização do nome – além de estabelecer as delimitações de áreas produtoras. Foi como nasceu a Denominação de Origem para os vinhos de Chianti, considerada a primeira DO oficialmente reconhecida do mundo apesar dos portugueses reivindicarem a Denominação de Origem do Vinho do Porto como a primeira do mundo. 

No ano de 1984, a região tornou-se uma Denominação de Origem Controlada e Garantida, a mais alta classificação italiana para vinhos.

Com a longa e clássica extensão de vitivinícolas em Toscana, a região se tornou uma atração turística para italianos e visitantes de outras nacionalidades. Desde a Idade Média até o Renascimento, o Chianti Clássico traz até hoje uma efígie de um galo negro na garrafa para simbolizar os rótulos clássicos dos comuns. 

Os Chianti são feitos com a uva Sangiovese por padrão e, em segundo momento, com outras variedades, como Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

O sabor marcante dos rótulos faz sucesso em todo o mundo, alcançando o status de vinho mais exportado da Itália. Além do volume de consumo, a incrível qualidade dos rótulos Chianti de hoje também é confirmada pelo status de um vinho com a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG).

Deguste as nossas sugestões de Chiantis deliciosos!

Querceto Chianti DOCG

Localizada na sub-região de Chianti Classico, a Castello di Querceto é uma das 33 vinícolas fundadoras do Consorzio Vino Chianti Classico, responsável por proteger as boas práticas que garantem a qualidade da DOCG. Famosa por traduzir com maestria o terroir, faz vinhos expressivos e de qualidade superior. Este vinho tinto apresenta uma cor vermelho rubi brilhante com aromas de frutas maduras, na boca revela corpo médio, leve nos taninos.

Muito aromático, com notas notas de cerejas maduras e de especiarias, que aliadas a uma acidez refrescante, resultam em um perfeito “food wine”. Ideal para o dia a dia, é um vinho de personalidade que mostra muito bem porque a região de Chianti vem produzindo excelente rótulos consistentemente.

Harmoniza perfeitamente com massas ao molho bolonhesa, pizzas e carnes vermelhas.

Chianti Cecchi DOCG 2015

Um Chianti jovem, com boa acidez e estrutura para progredir por alguns anos antes de ser consumido. Encontramos frutas escuras, leves especiarias e um toque de tabaco. Seus taninos são de qualidades e apresentam potencial de evolução para que amadureçam.

Chianti Superiore Governo 2015

De coloração vermelho rubi intenso e brilhante, apresenta aromas de frutas vermelhas, frutas secas e toques florais, com nota de especiarias, balsâmico, pimenta preta, cravo, amora, mirtilo e baunilha. No paladar revela taninos secos, delicados, harmoniosos, aveludados, encorpados e elegantes. Resultando num equilíbrio e profundidade que prevalece na boca. Ideal para acompanhar carne assada, trufas, peixes, queijos frescos, carnes de caça e todos os tipos de sopa.

Chianti Ruffino DOCG

O vinho Chianti Ruffino DOCG é uma boa escolha para quem aprecia grandes vinhos e não abre mão da qualidade de uma vinícola consagrada. Produzido em vinhas da Itália, um dos grandes países do vinho, possui uma cor vermelho rubi especial e uma composição aromática de frutas como ameixa e cereja, seguidas por toques florais e picantes e um típico paladar de corpo médio, fresco, com taninos delicados e finais de boca frutados. Ideal para acompanhar com carnes vermelhas assadas, massas com molhos vermelhos, pizzas, lasanha de carne e queijos médios.

Chianti Poggio Al Sale DOCG 2018

Vinho tinto italiano de cor vermelho rubi claro. Apresenta aromas de frutas vermelhas. Em boca revela-se macio, com taninos suaves e bem estruturado. Ideal para acompanhar massas, pizzas, assados e sopas.

Pietraserena Chianti Colli Senesi DOCG 2015

Vinha a 330 metros do nível do mar, fermentação em aço com temperatura controlada. Envelhecimento em 12 meses em tanque de concreto.

Vinho de cor vermelho rubi com boca captando framboesa e amora silvestre. Sabor bem seco, com prazeroso aroma de frutas vermelhas. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, assados e queijos curados.

Terre Delle Civette Chianti DOCG 2016

Esse vinho tinto italiano chianti é um clássico que combina com todos os momentos. Pela sua facilidade em harmonizar com outros pratos, esse vinho tinto italiano é um dos mais procurados pelos fãs do Chianti. Possuindo 80% de uvas Sangiovese e 20% Canaiolo, esse vinho proporciona um paladar harmonioso, redondo e muito elegante.

De cor vermelho rubi brilhante, apresentas final aromático e perfumado com notas frescas de frutas. Em boca revela-se harmonioso, redondo e muito elegante. Ideal para acompanhar carnes brancas e carnes vermelhas.

Freixenet Chianti D.O.C.G.

O novo vinho Freixenet Chianti DOCG vem dos vinhedos ensolarados da Toscana, em sua região homônima e é feito com as tradicionais uvas Sangiovese.

É um vinho tinto fino muito versátil, desde o relaxamento depois de um árduo dia de trabalho, até combinar com pratos de massas e pizzas, ou fornecer o acompanhamento perfeito para um prato de carne vermelha.

Apresenta delicado bouquet de frutas silvestres, com notas levemente especiadas e aromas de violeta, oferecendo um final elegante.

Vezzani Chianti DOCG

Um dos vinhos mais aclamados da Italia, este Chianti DOCG trará experiências únicas à sua cerimônia. Ótimo para uma ocasião mais formal, surpreenderá ao ser harmonizado com sopa e queijos finos. Composições certas para a sua intensidade e para o seu sabor cheio e aveludado.

Vecchia Cantina Chianti 2019

Apresenta coloração vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas como amora, framboesa e cereja, acidez equilibrada, apresenta corpo médio e acidez equilibrada, álcool mediano e grande persistência com taninos marcantes e sedosos. É um vinho equilibrado e agradável de se tomar.

Porquê comprar: O Vecchia Cantina Chianti é um vinho elegante, equilibrado e versátil, de fácil harmonização e que apresenta excelente relação preço/qualidade. Sua fermentação em tanques de inox com temperatura controlada lhe garante frescor e elegância, e a breve passagem em barricas de carvalho lhe confere estrutura e complexidade, sendo um vinho com potencial de guarda entre 05 e 08 anos.

Poggio Salvi Chianti Colli Senesi DOCG

Vinho tinto italiano elaborado com as castas Sangiovese, Colorino e Merlot. Apresenta aroma leves de flores violetas, na boca revela-se harmonioso, saboroso e taninos macios. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.

Poggio Salvi Chianti Colli Senesi DOCG

Vinho tinto italiano elaborado com as castas Sangiovese, Colorino e Merlot. Apresenta aroma leves de flores violetas, na boca revela-se harmonioso, saboroso e taninos macios. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.

Pietra Serena Chianti Colli Senesi DOCG 2015

O Chianti Colli Senesi é obtido a partir da vinificação cuidadosa do Sangiovese que, combinado com pequenas percentagens de Colorino e Canaiolo, o tornam um vinho de excelente qualidade.

De coloração vermelho rubi, apresenta aromas de framboesa e amora. Em boca se afirmam o aroma de frutas vermelhas. Este vinho é ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos curados.

Sorelli Chianti Orgânico DOCG

Este Sorelli Chianti orgânico evidencia muito bem as características da Sangiovese e do terroir local. Obtido a partir da vinificação cuidadosa do Sangiovese que, combinado com pequenas percentagens de Colorino e Canaiolo, o tornam um vinho de excelente qualidade. O Vinho apresenta coloração vermelho rubi, aroma de frutas silvestres, como morango, amora, framboesa, ameixa, além do aroma floral, com destaque para violetas, e aromas de especiarias.

Melini Pian Del Masso Chianti DOCG

Com ótima quantidade de fruta, elegante e intenso, o Vinho Chianti Melini DOCG Pian Del Masso é uma boa escolha para quem não abre mão da qualidade e inovação de uma vinícola consagrada. Produzido na tradicional Itália, reúne uma variedade especial de frutas maduras como cereja e framboesa, seguidas por toques florais, que proporcionam uma sensação aveludada, com final fresco na boca. Ideal para acompanhar com carnes vermelhas assadas, massas com molhos vermelhos, pizzas, lasanha de carne e queijos médios

Tenuta di Campriano Chianti DOCG 2015

A vinícola está certificada biológica na Itália e segue um processo orgânico na viticultura e na adega. Terreno calcário-argiloso, entre 200 e 550 metros de altitude, com ótima exposição solar. Maceração com temperatura controlada, fermentação em tanque de aço inoxidável onde também ocorre a fermentação malolática. Após engarrafado permanece mais três meses na adega antes de ser comercializado. Vinhedo com videiras de até 20 anos de idade, plantadas a 200 até 550 metros de altitude, exposição Sul/Sudoeste.

O Chianti DOCG de Buccia Nera é um vinho tinto da casta Sangiovese (80%) e de outras castas autóctonas da região de Chianti, de cor vermelho rubi com reflexos violáceos, aromas de cereja e outras frutas vermelhas. Na boca é macio, com ótima acidez, boa fruta e taninos maduros.

La Selvanella Chianti Classico Riserva DOCG

Encorpado, com excelente equilíbrio e muito elegante, o vinho Chianti Clássico Riserva DOCG La Selvanella é uma boa escolha para quem não abre mão da qualidade e inovação de uma vinícola consagrada.

Produzido na tradicional Itália, reúne uma variedade especial de frutas como a framboesa e a cereja, seguidas por notas de baunilha, canela e couro, complementados com toques tostados, proporcionando uma sensação macia e persistente na boca.

Ideal para harmonizar com carnes com molhos consistentes, massas, bisteca Fiorentina, ossobuco, bollito misto, rabada com polenta, queijos fortes como pecorino, parmesão e taleggio.

Ruffino Aziano Chianti Classico DOCG

O vinho Ruffino Aziano Chianti Classico DOCG é uma boa escolha para quem aprecia grandes vinhos e não abre mão da qualidade de uma vinícola consagrada.

Produzido em vinhas da Itália, um dos grandes países do vinho, este vinho possui uma cor vermelho rubi especial e uma composição aromática de ameixa e cerejas maduras, tabaco e especiarias, gerando um típico paladar frutado, macio e persistente. Ideal para acompanhar com massas com molhos consistentes, bolonhesa, pratos à base de carnes vermelhas, cabrito, polpetone, pizzas e queijos duros como pecorino e parmesão.

Chianti Classico Valiano 2016

Sua tradição data de 1882 com Angiolo Piccini e sua pequena empresa familiar e com apenas sete hectares de vinhedos. Guiados pela paixão da produção de vinhos, o lema desde a primeira geração foi: “Não é o quanto você faz, mas com quanta paixão você faz”.

Atualmente, a Tenuta Valiano possui quatro propriedades sendo um dos mais reconhecidos produtores de vinhos toscanos do mundo. Mario e Martina Piccini, quarta geração da família, lembram o que seu pai falava: “Tudo que fazemos no presente é válido igualmente para o passado e o futuro”.

Essa é a filosofia da família Piccini unindo os valores do passado com o foco constante no futuro. Vinho com aroma intenso de violetas, amoras e cerejas. Em boca é longo, estruturado, rico e volumoso, com taninos suaves. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos fortes.

Querciavalle Chianti Classico Riserva DOCG 2010

Vinho tinto da região do Chianti Classico, na região que talvez seja a mais conhecida área de vinhos da Italia, a Toscana. É feito com a casta Sangiovese, a mais plantada da Itália e uma uva com muita personalidade. Uvas selecionadas a mão do vinhedo histórico da fazenda Querciavalle. Vinhas velhas. Solo arenoso e argiloso a 300 – 350 de altitude, ótima exposição ao sol.

Fermentação em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura (até 27 graus) durante 15 até 20 dias. Fermentação malolática em tanques de concreto, seguida por maturação em grandes barris de carvalho por 24 até 30 meses, seguido por mais 3/6 meses em garrafa.

Produção limitada a 15.000 garrafas. Excelente Chianti Clássico Riserva. De cor rubi intenso brilhante, com reflexos granada com envelhecimento. Exibe aromas de frutas maduras de bosque, com um toque de baunilha. Na boca, é um vinho seco, com aromas complexos, taninos nobres bem integrados e um final longo.

Losi Chianti Classico Gran Selezione DOCG 2009

Vinho tinto fantástico da nova classificação “Chianti Classico Gran Selezione DOCG” – os vinhos “top” da Toscana! Somente produzido nas melhores safras. Uma joia muito rara! De cor vermelho rubi brilhante, com reflexos granada, o vinho exibe aromas de frutas maduras de bosque, um toque de baunilha. Na boca, é bem macio, com taninos nobres muito bem integrados. Ótima persistência.

Querciavalle Chianti Classico DOCG 2011

Vinho tinto da região do Chianti Classico, na região que talvez seja a mais conhecida área de vinhos da Italia, a Toscana. É feito com a casta Sangiovese, a mais plantada da Itália e uma uva com muita personalidade. Uvas da fazenda história “Querciavalle” com vinhas bastante antigas. Solo arenoso e argiloso a 300 – 350 de altitude, ótima exposição ao sol. Fermentação em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura (até 27 graus) durante 15 até 20 dias. Fermentação malolática em tanques de concreto, seguida por maturação em grandes barris de carvalho por 12 até 18 meses, seguido por mais 3/6 meses em garrafa.

Produção limitada a 25.000 garrafas. Excelente Chianti Clássico. De cor rubi intenso brilhante, com reflexos alaranjados do seu envelhecimento, este vinho exibe aromas de frutas maduras de bosque, com um toque de baunilha. Na boca, é um vinho seco, com aromas complexos, taninos nobres bem integrados e um final longo.

Ruffino Riserva Ducale Chianti Classico DOCG

Com um encorpado médio, o vinho Ruffino Riserva Ducale Chianti Classico DOCG é elegante, completo e vibrante, perfeito para apaixonados por vinhos versáteis.

Produzido nos tradicionais vinhedos da Itália, reúne sabores marcantes de frutas vermelhas, cereja, notas florais e delicados toques de figo e especiarias, proporcionando uma sensação macia ao paladar. Ideal para harmonizar com massas ao molho bolonhesa, pratos gratinados, polpetone, queijos fortes tipo pecorino e parmesão, presunto cru, antepastos e frango à caçadora.

Le Capanne Chianti Classico DOCG

Le Capanne Chianti Classico DOCG apresenta coloração vermelho rubi brilhante, com aromas florais equilibrados e notas balsâmicas. Final de boca composto e elegante.