Sugestões

Primitivo

A uva Primitivo é uma das castas típicas do sul da Itália especialmente na região de Puglia. Atualmente, ela tem grande cultivo também nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel.

De característica mais doce, esta uva é capaz de produzir ótimos rótulos, especialmente nos DOC’s Primitivo di Manduria e Primitivo Del Salento, ambos na Itália.

Os vinhos produzidos com a Primitivo têm características muito distintas. Esta casta é capaz de produzir uma grande quantidade de estilos de vinhos: brancos, rosés e tintos.

O estilo mais conhecido feito com esta uva é o tinto, que geralmente é encorpado, de coloração forte e frutado. Os aromas e sabores carregam notas de frutas silvestres e pimentas. Em geral, estes vinhos são doces e com teor alcoólico elevado, com exceção de alguns raros rótulos.

Veja nossos Primitivos:

Carlone Primitivo di Manduria DOP 2015

O Primitivo di Manduria Carlone é 100% produzido com uvas Primitivo plantadas em Alberellos em vinhedos próprios, cuja colheita se dá na primeira semana de setembro. Sua vinificação ocorre por termomaceração controlada, seguida de esvaziamento e de prensagem suave no final da fermentação alcoólica. Seu afinamento ocorre em barricas de carvalho de 225 litros por 16 meses e mais 6 meses em garrafas. Um magnífico Primitivo di Manduria para quem gosta de apreciar o verdadeiro sabor deste vinho da Puglia.

Schola Sarmenti Critèra Primitivo di Salento 2015

Sarmenti Critèra Primitivo di Salento. Produzido em Mardò, região de Salento IGT, no sul da Puglia – conhecida como o salto da bota” italiana; em 2015, a Puglia abrigava 11 mil hectares de videiras. É uma região quente, plana e seca, e as áreas costeiras recebem a brisa que atenua o famoso sol do sul da Itália, o “Mezzogiorno”. A Primitivo é a casta por excelência dessa região, cobrindo cerca de 37% dos vinhedos.

Produz vinhos de bom corpo e aromas, como este Critèra da Sarmenti, uma vinícola orgânica. É um vinho de bela e intensa cor rubi, com aromas de ameixa madura, cacau e tostado. Na boca é poderoso, com excelente fruta, bem macio, com taninos presentes mas bem estruturados.

Primitivo del Salento Tacco Barocco 2015

A Cantina Sampietrana está localizada no centro histórico de San Pietro Vernotico, uma pequena aldeia entre Brindisi e Lecce, em uma superfície de 8000 m2, foi construída pela ferrovia, o único sistema de transporte existente nesses anos, desde então, permanecemos fieis a nossa tradição, bem como nos adaptando aos desafios e oportunidades do mercado global. Todos os anos, trabalhando em novas tecnologias, qualidade e serviço, aumentamos a presença no mercado mundial.

O Primitivo Salento Tacco Barocco IGT é elaborado a partir de 100% uvas Primitivo plantadas em videiras Alberello e produção de 8.000 Kg por hectare. Sua maceração é termo-controlada, seguida de drenagem e suave pressão no final da fermentação alcoólica. Seu tempo de refinamento em barricas é de 10 meses e 6 meses em garrafas.

Rivera Primitivo Salento IGT 2018

Primitivo tornou-se rapidamente a variedade de uva da Puglia mais popular nos mercados do mundo, graças ao caráter rico e frutado de seus vinhos. A moderna tecnologia de Rivera resulta em um vinho fresco e agradável.

Densa cor vermelho púrpura, buquê intensamente frutado, com aromas de amora e framboesa. Meio encorpado e complexo no palato. Ideal para acompanhar massas, sopas e carnes.

 

Concura Primitivo di Manduria DOP 2015

Este vinho tinto de cor vermelha rubi intensa e elegante, apresenta perfume amplo e complexo e frutado com notas de ameixa, compota de cereja e leves notas de especiarias. Vinho de grande corpo, macio e rico em taninos nobres, com um final que presenteia com notas de tabaco, café e baunilha.

Premiação: – 2 Bicchieri – Gambero Rosso – Gold Medal – Mundus Vini – Medalha de Ouro CMB – Concours Mondial Bruxelles – Grand Gold Quality Award – Monde Selection.

Cubardi Primitivo Schola Sarmenti 2014

Vinhedos da península Salento, no sul da Puglia. Clima mediterrâneo, com inverno frio e seco e verão quente e ventilado, forte influência marítima. Colheita manual. Maturação 6 meses em barris.

O Cubardi é um vinho tinto da casta primitivo, de cor vermelho purpura escura. No nariz, exibe aromas intensos e complexos de frutas de bosque, amora e cereja preta, com um toque de baunilha. Na boca, é um vinho redondo, frutado, com taninos agradáveis. Ideal para acompanhar carne vermelha, cordeiro assado e queijos de média e longa maturação.

Pepe Nero Primitivo de Manduria DOP

Vinho bem estruturado, elegante e encorpado, típico do território perto do mar de “Pepe”, em Maruggio. As uvas são colhidas na primeira década de setembro. A maturação e afinamento ocorrem em tanques de aço e garrafa. Apresenta aromas delicados, com sabor encorpado e intenso, seco, quente e complexo. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

Infinitum Primitivo Puglia IGT 2016

Este tinto agradável e redondo tinto produzido com a aromática e frutada Primitivo é um daqueles vinhos fáceis de gostar. No nariz revela notas de frutas vermelhas maduras, chocolate e toques de eucalipto e canela, com taninos sedosos e agradável doçura em boca. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.

Al Bano Taras Primitivo 2013

O Taras foi feito com 100% de Primitivo e estagiou em barricas de carvalho por 12 meses. Decisivos para a alta qualidade dos produtos são o terroir, ou seja, as características dos pisos, o respeito pela tradição, mas também o uso da moderna tecnologia da adega, bem como o cultivo de acordo com os princípios biológicos.

Este vinho tinto apresenta aromas de flores, tabaco, couro e ameixa. Em boca revela taninos claros e frutos silvestres. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas.

Pazzia Primitivo di Manduria

Pazzia Primitivo di Manduria possui cor vermelha rubi, enriquecida com reflexos roxos, muito elegante. Perfume opulento, complexo e frutado que se refere a cerejas maduras e ameixa. Vinho de corpo grande, macio e rico em taninos nobres com um final que entrega deliciosas notas de cacau, café e baunilha. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos meia cura.

A.Mare Primitivo Puglia IGP

Vinho tinto elaborado 100% com a casta Primitivo, de coloração vermelho violáceo, apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas, como ameixas, framboesas e cerejas, notas de especiarias, baunilha e chocolate. Em boca revela-se de médio corpo, com taninos maduros e final equilibrado. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos maduros.

Vezzani Primitivo Salento

A Rocca Vini Superiori surgiu no final do século XIX. Seu fundador, Francesco Rocca, começou a produzir vinho e passou seus conhecimentos para seu filho Angelo, que aumentou a produção e construiu uma adega em Nardo, Puglia. Hoje em dia, Ernesto Rocca, neto do fundador, juntamente com seus filhos administra a empresa.

A vinícola envaza vinhos DOC, DOCG e IGT, provenientes das zonas mais prestigiadas e através de diferentes marcas. A Rocca Vini Superiori amadureceu ao longo de quatro gerações, atualmente produzem vinhos orientados para o consumidor com uma excelente relação qualidade / preço.

Triusco Primitivo Di Manduria 2016

De cor vermelha arroxeada é impenetrável, com um intenso aroma de compotas negras e frutos de cacau, na boca é suave, com um final longo e persistente. Ideal para acompanhar pratos saborosos como carnes de caça, assados e queijos.

Barricone Primitivo

Vermelho intenso e profundo. Buquê amplo e rico em frutas frescas e geleia de mirtilo. Para o paladar, a primeira nota é de cereja, seguido por fruta madura, um toque de ameixa culminando em um final com sabor de baunilha.

Mandorla Primitivo Puglia IGT 2018

Primitivos são, por tradição, frutados e fáceis de beber, mas este é um pouquinho diferente, pois tem certa complexidade que não esperávamos encontrar. Nos aromas, cerejas negras em compota, licores, um toque balsâmico e outro de baunilha em favas. Este italiano já mostra no nariz toda a potência com que chegará à boca. No palato traz corpo médio e um equilíbrio entre a acidez e os taninos que são extremamente agradáveis. Frutado sem ser pesado, com elegância e leveza que faz com que este vinho também combine com dias de calor.

Sybar Primitivo IGP

As uvas são colhidas manualmente e conferidas na vinícola. Em seguida, são submetidas a desengace, inoculação de leveduras selecionadas e fermentação alcoólica, com duração de pelo menos 8-10 dias, a uma temperatura de 18 a 20 °C. Terminada a fermentação alcoólica e malolática, o vinho é maturado em recipientes de aço.

Vinho italiano composto pela casta Primitivo. De coloração vermelho violáceo, apresenta aroma de frutas maduras, em especial ameixa, amoras silvestres e notas leves de canela. Na boca revela-se equilibrado, macio e aveludado. Ideal para acompanhar frango e queijos maduros.

Gloria Primitivo di Manduria DOP

Vinho tinto com uma estrutura importante, produzido com uvas Primitivo di Manduria. Utiliza-se o sistema de cultivo espaldeira, produzindo cerca de 7000 videiras por hectare (8.000 kg). A colheita ocorre durante os primeiros dez dias de setembro. Depois de colhidas, as uvas são submetidas a desengace, seguido por 8 dias de permanência nas cascas. Em seguida, o vinho estagia durante 12 meses em barricas de carvalho francês e pelo menos 6 meses em garrafa.

De cor vermelho rubi intenso, apresenta aromas finos e frutados com notas de frutas silvestres. Em boca revela notas de baunilha e alcaçuz, muito equilibrado com presença de taninos nobres, que o tornam muito agradável.

Lunatico Primitivo Puglia IGP 2016

Frutado, elegante e equilibrado Primitivo, Lunatico revela taninos finos e final de boca sedoso. Seus taninos são maduros e seu final de boca confirma as sensações aromáticas, revelando notas de frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas e ameixas, notas de especiarias e toques de chocolate. Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e assadas com molhos leves, massas com molhos vermelhos, carnes de caça, preparações a base de cogumelos, queijos maduros e embutidos.

Primo Primitivo IGT 2016

Primo Primitivo de coloração rubi intenso com reflexos violáceos, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, como morango e cereja, com notas de especiarias doces e toques florais. No paladar possui taninos sedosos e agradáveis, e final redondo no qual destacam-se notas frutadas e toques florais.

Diciotto Primitivo 2012

Schola Sarmenti é uma vinícola sustentável e orgânica, cuidando dos vinhedos com trabalho manual, sem uso de pesticidas ou herbicidas. Videiras plantadas em vazo, sem suporte, assim reduzindo o rendimento e aumentando a qualidade da fruta.

A palavra “Diciotto” significa 18 – o teor de álcool desse vinho, atingido naturalmente, com as leveduras indígenas, e sem adições de qualquer coisa! A natureza poderosa do Sul da Puglia. Só é produzido em safras excelentes.

Vinho excepcional, muito persistente com final longo e agradável. De cor vermelho rubi, apresenta aromas de frutas negras secas, ameixa preta, tabaco, com notas defumadas e de café e chocolate. Na boca, é muito complexo e encorpado, redondo, com taninos equilibrados, bem harmônico apesar do alto teor de álcool (18%).

Moi Primitivo Puglia IGP 2015

A terra em que se estabelece é favorecida pelas condições climáticas, sendo esse um dos fatores que faz a Varvaglione Vigne & Vini ter uma assinatura consolidada no mundo do vinho. Para garantir a evolução constante de seus vinhedos e vinhos, a Varvaglione mantém uma parceria com a Universidade de Udine e de Bolonha, que monitoram sistematicamente suas atividades. Atualmente, almeja dentro de um ambicioso plano, trazer em suas garrafas o charme da cultura única, que longe do habitual, se concentra principalmente em variedades de uvas indígenas como uma expressão moderna de uma história antiga.

Este vinho de coloração vermelho rubi com reflexos violáceos, apresenta aroma de frutas vermelhas, com toques de ameixa e cassis. Em boca é um vinho equilibrado e com taninos macios. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas.