O ato de degustar um vinho não se limita apenas à abrir a garrafa, colocar o vinho na taça e beber. Nem também é sobre girar a taça, olhar o vinho pela luz e prová-lo: é sobre entender como fazer com que cada característica presente no líquido seja igualmente acentuado aos seus olhos, paladar e olfato.

Até mesmo os mais experientes em degustação e análise sensorial de vinhos podem acabar cometendo erros ao analisá-los. Por isso, separamos alguns fatores que podem influenciar no processo da degustação.


FUMO

Além de todos os males que o fumo comum pode causar, ele afeta seu paladar e olfato, impedindo a descrição e avaliação adequadas do vinho. Porém, é preciso atentar-se a um fator: existem vários tipos de degustação e, algumas, utilizam charutos durante o processo de análise do vinho. Nestes casos, o vinho degustado harmoniza perfeitamente com o charuto e essa combinação acentua ainda mais suas características.

Porém, em degustações de vinhos comuns, é necessário atentar-se a este ponto.


DOCES À BASE DE CHOCOLATE

Outro ponto a ser observado: ao degustar seus vinhos, tome cuidado com sabores de doces que ficaram em sua boca, principalmente aqueles feitos com chocolate. O chocolate é um dos elementos mais complexos de serem harmonizados com vinhos, e, durante uma degustação, podem acabar com a experiência, já que são poucos estilos que combinam com este doce. Por isso, certifique-se que não haja restos de alimentos em sua boca e evite doces durante sua degustação (a menos que esteja provando um vinho do Porto ou Banyuls que harmonize com chocolate).


TAÇAS METÁLICAS OU DE VIDRO COLORIDO

Parte essencial da análise sensorial em uma degustação é o aspecto visual do vinho. Taças metálicas ou coloridas interferem na passagem de luz do material para o líquido, impossibilitando uma análise apurada de sua cor, brilho e intensidade. Prefira taças de cristal ou vidro transparentes e limpas.


AMBIENTE MUITO QUENTE

Ambientes quentes não são propícios à degustação de vinhos, pois a temperatura do ambiente rapidamente irá alterar a temperatura do vinho, que é outro fator de grande importância na degustação.

PERFUMES FORTES

Sabe aqueles perfumes que impregnam o ambiente, incomodando os narizes alheios? Pois bem, é estritamente proibido fazer uma degustação em algum ambiente que esteja aromatizado com aromas fortes ou doces. Prefira fazer sua análise em ambientes com aromas neutros e bem ventilados.


SERVIR O VINHO NA TEMPERATURA INCORRETA

Servir o vinho na temperatura incorreta pode dizimar as características do vinho e estragar completamente sua experiência em degustá-lo. Confira nossos artigos para saber exatamente em quais temperaturas determinados vinhos devem ser servidos. Clique aqui!

Para facilitar sua vida, fizemos um infográfico com estas informações, que você pode salvar em seu celular para sempre ter acesso!

Gostaria de aprender mais sobre o mundo do vinho? Confira estas sugestões de outras postagens que fizemos aqui no blog para te ajudar: