Vinho na arte #4 – Um bar no Folies-Bergère – Édouard Manet
Retratando um dos mais célebres cafés-concerto de Paris no fim do séc. XIX, onde pessoas de todas as classes sociais comiam, bebiam e se divertiam, Manet, com sua esplêndida habilidade, elaborou um quadro intrigante e cativante por toda sua riqueza de detalhes.
Manet captou o brilho da iluminação elétrica – ainda se popularizando nos locais mais elegantes , os reflexos do lustre nas roupas de Suzon, a garçonete pensativa, um acrobata divertindo os clientes do café – contrastando e enfatizando ainda mais a tristeza no olhar da garçonete, peça central da obra – tudo em pinceladas elegantes, sutis e leves.
Apesar de prezar pela arte real, sem simbolismos, ao pintar as diversas garrafas de vinho, champagne e cerveja no balcão, evidencia as diferentes classes sociais que frequentavam o bar.
Definitivamente, este é um dos quadros mais lindos de Manet!
Durante o mês de Fevereiro trouxemos, toda semana, uma obra artística retratando o vinho com o objetivo de divulgarmos a relevância desta bebida na Arte, Cultura e História. Confira nosso primeiro artigo clicando aqui!
Estas informações foram retiradas do site revistaadega.uol.com.br e historiadasartes.com