Sugestões

Barolos

O Barolo é um vinho produzido na Itália, próximo à cidade de mesmo nome na região do Piemonte. Ao lado do Brunello di Montalcino, do Amarone e do Chianti, é um dos vinhos tintos mais nobres do país, chegando a ser conhecido como o “Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis”. A uva que dá origem ao Barolo se chama Nebbiolo, nome oriundo da palavra “nebbia”, que significa “neblina”, a mesma neblina que encobre as parreiras no tempo de colheita dessa uva, em outubro. O processo de produção do Barolo (tipo de uva utilizada, plantio, colheita, fermentação e envelhecimento) está certificado pela DOPG (Denominazione di Origine Protetta e Garantita), reconhecida no mundo inteiro como uma das certificações mais exigentes. Seu sabor intenso e sua complexidade, fazem do Barolo um vinho tinto de muita elegância e personalidade, com graduação alcoólica elevada, partindo dos 14,0%. Ameixa, alcatrão, figo e alcaçuz são apenas alguns dos aromas encontrados em uma boa safra de Barolo. O vinho tem como característica coloração rubi acastanhada, acidez elevada, taninos marcantes e potentes e teor alcoólico elevado, características estas que o torna um vinho longevo e com grande potencial de guarda. Quando envelhece por cinco anos (sendo dois deles maturando em barril de carvalho), o vinho tinto alcança o amadurecimento e status de “Riserva”. Para apreciá-lo em toda a sua plenitude, aconselha-se servir o Barolo apenas com pães e queijos, como o Parmiggiano, Reggiano, Gorgonzola picante ou Asiago. Para acompanhar refeições, os melhores pratos são carnes vermelhas e de caça, além de massas e risotos.

Faça parte da realeza e prove estes Barolos

Fontanafredda Barolo DOCG

Este Fontanafredda Barolo é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. O vinho é elaborado pela Fontanafredda, produtores de Barolo e os grandes vinhos do Langhe em Serralunga d’Alba, a vinícola nasceu em 1858 da história de amor entre o Rei da Itália, Vittorio Emanuele II e Rosa Vercellana. Sempre foram uma comunidade, unidos em torno do respeito à terra, hoje com 120 hectares certificados ORGÂNICOS que enquadram a primeira Vila Narrant da Itália.

Barolo Palazzo Rosso 2013

Este Palazzo Rosso Barolo é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. O vinho é elaborado pela Cascina Palazzo Rosso, de 1571, ano em que foi construída pela nobre família Romagnano com o nome de “Cascina della Ventura”. Depois de uma pesquisa cuidadosa, eles escolheram esta colina para o território, mais adequada para a produção de vinho. Em 1627, durante uma reforma, a fachada foi pintada de vermelho, detalhe que desde então rebatizou o nome da propriedade. Por três gerações, o Palazzo Rosso recuperou seu antigo esplendor graças às cuidadosas reformas realizadas pela família Giachino. Hoje são os irmãos Daniele e Monica Giachino que dirigem esta renomada vinícola.

Borgogno Barolo Cannubi DOCG

Este Borgogno Barolo Cannubi DOCG é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. Cannubi nasceu há cerca de 12 milhões de anos para a sedimentação do vale do Pó, o mais famoso e renomado Barolo cru, já mencionado em documentos históricos datados de 1700. Tem uma excelente complexidade terroir, formada por grandes solos argilosos calcários e um clima favorável que fazem desta colina uma das mais adequadas para o cultivo de videiras no mundo. Os vinhos de Cannubi são de longe aqueles com mais elegância e longevidade em todo o cenário do vinho Barolo.

Barolo La Cacciatora DOCG

Este Barolo La Cacciatora DOCG é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. O Vinho é elaborado pela Caldirola Vini, empresa com mais de 100 anos de história, com vinhedos do Piemonte à Toscana, Sicília, Abruzzo.

Franco Francesco Barolo DOCG 2015

Este Franco Francesco Barolo DOCG é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. A Franco Francesco foi fundada em 1911 em San Damiano d’Asti, uma pequena cidade na província de Asti, ao sul do Piemonte. Entre estas terras férteis, neste microclima particular, em terras ricas em história geológica, encontram-se colinas dominadas por fortalezas, prados, bosques, antigos castelos e igrejas romanas; aqui Francesco em 1933 plantou as primeiras vinhas onde as suas uvas importantes amadurecem, dando-nos vinhos elegantes cheios de perfumes primários; assim começa a história de Franco Francesco.

Oddero Barolo DOCG 2015

Este Oddero Barolo Villero DOCG 2010 é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. Estagia por trinta meses em barricas de Carvalho. O respeito ao caráter do terroir dos vinhedos é extremamente importante para vinícola da familia Oddero. Ela cultiva os seus vinhedos de modo orgânico, trabalhando o solo mecanicamente, sem aplicação de agrotóxicos. O estilo dos vinhos deles é bem elegante, reinventando a antiga tradição de barolos de requinte, respeitando as características originais da uva Nebbiolo no seu mais famoso terroir.

Fontanafredda Barolo Serralunga d’Alba DOC

Este Fontanafredda Barolo é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. Este vinho é proveniente das uvas Nebbiolo de um único vinhedo localizado no município de Serralunga d’Alba e envelhece por um ano em barricas de carvalho Allier.

Fontanafredda Barolo Vigna La Rosa DOCG

Este Fontanafredda Barolo Vigna La Rosa DOCG é clássico, potente, marcante e longevo, tem grande potencial de guarda e retrata muito bem as características da variedade e do terroir local. “La Rosa” representa uma interpretação de Barolo de particular importância: aqui são o solo e o sol – ou o que se denomina microclima – que comandam o homem e orientam as suas decisões técnicas, e não o contrário. O vinho é elaborado pela Fontanafredda, produtores de Barolo e os grandes vinhos do Langhe em Serralunga d’Alba, a vinícola nasceu em 1858 da história de amor entre o Rei da Itália, Vittorio Emanuele II e Rosa Vercellana. Sempre foram uma comunidade, unidos em torno do respeito à terra, hoje com 120 hectares certificados ORGÂNICOS que enquadram a primeira Vila Narrant da Itália.

Elio Grasso Barolo Ginestra Vigna Casa Mate DOCG

O vinho Elio Grasso Barolo Ginestra Vigna Casa Maté é um cru muito celebrado, de excelente categoria e muito versátil, que conquista apreciadores no mundo inteiro. Produzido em vinhedos excepcionais com uvas próprias do solo Italiano, apresenta uma composição muito típica de suas vinhas, extraindo o melhor aroma e sabor de suas uvas, que garantem em boca, um paladar muito agradável, encorpado e com boa acidez. Localizada no concelho de Monforte d’Alba, possui 42 hectares dos quais 24 são de bosques e prados que circundam os 18 plantados com vinhas, hoje Património Mundial da UNESCO.