Todos já escutaram que tomar um pouco de vinho diariamente faz bem para saúde. Essa informação está completamente correta e, principalmente, confirmada pela ciência em diversos estudos sobre os benefícios do vinho tinto.

A bebida alcoólica em quantidades moderadas tende a combater os radicais livres nos humanos, moléculas que causam o envelhecimento. Isso ocorre, pois, a uva é rica em polifenóis, um composto que aparece em abundância na natureza e em plantas desempenha um papel de proteção contra o sol, insetos e microrganismos.

No vinho, o principal polifenol encontrado é o resveratrol, mas também existem outros em menor quantidade, como os taninos, flavonoides, antocianina, quercetina e o ácido elágico.

É importante lembrar que os benefícios do vinho são decorrência do consumo moderado da bebida, já que em grandes quantidades os efeitos podem ser contrários. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado são 90ml para mulheres e 180ml para homens, cerca de uma e duas taças da bebida.

A diferença é motivada porque o organismo feminino absorve mais rápido a bebida pela menor produção da enzima álcool desidrogenase (ADH), que é produzida pelo fígado e metaboliza o álcool, segundo o jornal O Globo.

Os 10 benefícios causados pelo consumo de vinho tinto

1 – Redução do risco de AVC

A bebida atua como um anticoagulante natural, quebrando coágulos sanguíneos que podem entupir as artérias e causar um acidente vascular cerebral (AVC).

2 – Fortifica o coração

O vinho reduz em até 50% o risco de doença isquêmica do coração. Os polifenóis presentes na bebida causam a vasodilatação das artérias e diminuem a agregação plaquetária, reduzindo o risco de hipertensão e menor risco de morte por outras doenças cardíacas.

3 – Combate o Alzheimer

O consumo diário previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. A bebida deixa compostos antioxidantes em nosso intestino que são capazes de proteger os neurônios cerebrais de danos.

4 – Melhora o sistema imunológico

O composto antioxidante deixado no intestino ajuda as bactérias saudáveis a florescer, o que estimula a produção de células T, aumentando a resposta imunológica. O resveratrol também auxilia na criação de moléculas anti-inflamatórias.

5 – Redução de acne

O polifenol encontrado em abundância na bebida também combate algumas bactérias responsáveis pela aparição de espinhas.

6 – Aumento da densidade óssea

O vinho tinto também é rico em silício, mineral que contribui para a densidade óssea. O consumo da bebida reduz o risco de desenvolver osteopenia e osteoporose. O mineral também estimula a produção de colágeno, o que melhora a regeneração de tecidos.

7 – Reduz o nível de colesterol ruim

Os polifenóis encontrados no vinho reduzem as chances do LDL (colesterol ruim) de oxidar, enquanto aumentam a concentração de apolipoproteína, principal proteína do HDL (colesterol bom).

8 – Melhora na função cognitiva

O vinho é associado a melhora cognitiva de homens e mulheres, principalmente aqueles acima dos 50 anos, influenciando a criação de novas memórias, aprendizado, vocabulário e até mesmo emoções.

9 – Longevidade

Os polifenóis do vinho atuam na ativação de uma proteína que combate o envelhecimento. No entanto, apenas o consumo da bebida não basta, é necessário seguir a dieta mediterrânea, que consiste no consumo de alimentos frescos e naturais.

10 – Reduz o risco de diabetes tipo 2

Consumir vinho também melhora a sensibilidade à insulina, hormônio que ajuda o corpo a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Fonte: Olhar Digital

Conheça nossa vitrine e nos siga nas nossas redes sociais!
www.eniwine.com.br
Facebook: facebook.com/eniwinebr 
Instagram: instagram.com/eniwine 
Twitter: twitter.com/eniwinebr